domingo, 2 de junho de 2013

Os professores e seu primeiro contato com o universo da leitura e da escrita

No módulo 2, após conhecermos vários depoimentos sobre a escrita e a leitura, nos foi proposto que contássemos uma ou algumas de nossas experiências com a palavra escrita, e aqui estão alguns depoimentos realizados: 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEITURA: Uma trajetória de vida
Depoimento de Izabel Aparecida Furlan.

Ler é uma tarefa mágica, com a leitura abrem-se as portas para a imaginação, a realização de sonhos inimagináveis se torna possível, descobrimos culturas diversificadas, trocamos saberes e experiências.
Acredito que os pais deveriam incentivar as crianças a ler, assim estimulariam a comunicação entre eles e melhorariam sua escrita.
Meu primeiro contato com a leitura foi mágico. Morava no interior de São Paulo e logo cedo fui introduzida no mundo da leitura através de meus irmãos mais velhos que já frequentavam a escola, meus pais, embora não fossem alfabetizados e por isso não tinham o hábito da leitura, me incentivaram muito para que eu não tivesse as mesmas frustrações que eles tiveram, este contato despertou em mim um novo olhar e uma nova maneira de pensar. 
Um livro que me marcou muito na época do colégio foi "Menino de engenho" de José Lins do Rego e "Vidas Secas" de Graciliano Ramos.  


                                                              *

Venho adquirindo o hábito de solicitar pesquisas para meus alunos, e a devolutiva é gratificante, auxiliando no melhor entendimento do conteúdo. Primeiramente dou uma breve introdução do assunto, e em seguida peço que realizem o trabalho com os seguintes itens: 
CAPA;
SUMÁRIO;
INTRODUÇÃO;
DESENVOLVIMENTO;
CONCLUSÃO OU UM COMENTÁRIO PRÓPRIO SOBRE O TEMA; 
E AS FONTES DE PESQUISA (BIBLIOGRAFIA).
Desta forma os alunos se dedicam mais na produção do trabalho, obtendo um resultado de qualidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Depoimento de Josefa de Lima

            Lembro-me da minha primeira professora com muito carinho, tinha muita paciência para ensinar e era muito carinhosa com todos os seus alunos. Cada letra que eu aprendia a ler e escrever ela elogiava-me e incentivava o meu progresso,  com isso, eu ficava feliz.A cartilha Caminho Suave e o Primeiro livro Sodré fizeram parte da minha iniciação leitora e escritora.
            Na minha opinião a leitura é uma ferramenta poderosa que nos faz conhecer culturas, histórias e ideias, e ainda nos leva à reflexão e a mudança de atitude pois é uma porta aberta para compreendermos melhor o mundo e a nós mesmos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depoimento de Juliana Andreia Gasquesde Souza

            Olá pessoal!
            Que mágico e perfeito os depoimentos que li de pessoas tão famosas; assim como eles, eu e meus colegas também temos uma colocação a fazer sobre a leitura e escrita em nossa vida.

            Meu primeiro contato com as letras se iniciou por volta de 5 anos de idade, onde minha mãe comprou um caderno escrevendo para mim as letras do alfabeto, não me recordo muito dos detalhes nessa fase, mas pude conhecer as letras e minhas primeiras escritas como "meu nome" me faziam conhecer um mundo diferente, neste momento tudo fazia sentido, pois iniciava-se ali o descobrimento do mundo para mim, pois era mágico a "soma" de letras se tornando palavras e tais palavras mostrando o verdadeiro sentido de tudo.
            Como não frequentei a pré-escola ingressei diretamente na 1ª série, sempre muito criativa, adorava quando minha professora pedia para escrever sobre os personagens que faziam parte de uma história em quadrinhos, minha parte preferida era levar os livros para ler em casa.
            Com o desenvolvimento de meu aprendizado fui conhecendo os números e me apaixonando pelas continhas, que com o passar do tempo foram se tornando complexos e desafiadores problemas, o que fez eu me apaixonar pela matemática.
            Hoje como uma professora me empenho ao máximo para mostrar aos meus alunos quão maravilhoso é o universo do conhecimento.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Depoimento de Laurencie Salles Coelho


            Meu primeiro contato com a leitura e a escrita foi na igreja. Desde pequeno tive contanto com as lindas histórias bíblicas de Adão e Eva, a Torre de Babel, a história da arca de Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Davi, o próprio Jesus e tantos outros personagens bíblicos. Na escolinha bíblica era incentivado a estudar semanalmente a lição, responder perguntas etc. Também tive contato com outros estilos de literatura, pois meus pais me presenteavam o tempo todo com livros, me lembro de um livro vermelho bem grandão, que ainda hoje está numa instante na casa de meus pais e contém lindas histórias, dentre elas a de Rapunzel.
            Por sempre ver meus pais lendo, fui estimulado a ler também. E a escrita foi estimulada na escola e nas escolas bíblicas, as quais era frequentador assíduo.
            Hoje sou um leitor compulsivo, independente de onde esteja, sempre tenho um livrinho comigo. É isso aí...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depoimento de Jeanson Silva de Aquino Moraes



Meu primeiro contato com o mundo da leitura para ser sincero, não me lembro, se que aprendi muito cedo a ler. Deve ter sido em algum momento revirando os livros velhos e empoeirados de minha avó e meus tios e tias e minha mãe tentado me mostrar o que aqueles símbolos combinados iriam me contar. 
Só me vem na lembrança mesmo a imersão em histórias fantásticas e a curiosidade que sempre me colocaram a frente nos processos escolares de leitura. Sempre preferi um bom libro a tv, sempre acreditei que minha imaginação era mais criativa do que qualquer programa ou filme. 
E este contato me tornaram um leitor voraz. Hoje são no mínimo 2 ou 3 livros por mês. A escrita veio do incentivo de professores e da vontade de produzir minhas próprias histórias, afinal, e se acabasse os livros, eu teria que criar as minhas próprias histórias afinal! 
Os números vieram mais tarde , não menos impactantes que as letras causando em mim os mesmos sentidos, pois de uma forma ou de outra números nos contam histórias!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Leitura: Um mundo mágico

    A leitura nos proporciona momentos de satisfação, enriquece nosso vocabulário, e nos faz viajar sempre.
    Ler deve se tornar um hábito, pois somos construtores de nossos próprios sonhos!

    Um bom leitor sempre terá uma história mais bonita para contar!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!!!
    muito bom este blog!
    abraços
    Chamis

    ResponderExcluir